segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Nossa homenagem ao Décio e Nívea Bracher a HQ "A conquista - início do CCBM"

No dia 5 de abril de 2011 postamos aqui no nosso blog A HISTÓRIA DA GALERIA CELINA

No dia 9 de dezembro morreu a artista Nivea Bracher com 74 anos e seu irmão Décio Bracher nessa última sexta, dia 17 de janeiro também faleceu aos 81 anos. Sentimos  muito essa perda, não só por serem duas pessoas tão afetuosas e que gostavam muito de compartilhar ideias e emoções mas perdemos também pessoas que foram atuantes na arte  e lutaram muito pela preservação do patrimônio artístico e cultural da nossa cidade. 

No último encontro que tivemos com eles registramos essas fotos:
quadro do acervo de Décio Bracher retratando a Fábrica Mascarenhas

Sonia Oliveira e Alcione Bracher (filha do pintor Frederico Bracher, tio dos dois artistas) integrantes do projeto. 



quadro de Décio Bracher retratando uma cena do Rio de Janeiro mostra a sobreposição da imagem de um castelo demolido e a fonte que foi construída em seu lugar.

No acervo da família um quadro retratando a Usina de Marmelos

Foto de arquivo Rogério Teixeira - Nívea segurando o cartaz.


Eu, Nívea e Décio quando víamos os desenhos da história em quadrinhos na qual os dois eram também personagens.

A melhor forma que temos para homenageá-los é exibindo dessa vez a história completa que conta o início do CCBM.

A CONQUISTA - INÍCIO DO CCBM















A conquista - Início do CCBM - Roteiro de Rose Valverde e Sonia das Graças Oliveira Silva, storyboard de Sara Maria Manso Siqueira, ilustração de Rosangela Martins e Pablo de Oliveira Fernandes (mãe e filho - ex-alunos de desenho artístico e desenho em quadrinhos do CEM), colorização digital e letramento de Rose Valverde. 

Baseado em depoimentos de Nivea, Décio e Carlos Bracher, Henrique Simões e pesquisas de Alcione Bracher e Sonia Oliveira.




Essa história infelizmente ainda não foi impressa. Nosso projeto já está pronto faltando a impressão final. Gostaria que mais pessoas conhecessem a história do início do CCBM assim como a história da Galeria Celina e a paixão que toda a família Bracher sempre dedicou a Arte e a Cultura.

Somente valorizando a nossa memória artística e afetiva poderemos passar para nossos jovens valores que com certeza irão ajudá-los na hora de escolher seus caminhos e buscar a concretização de seus sonhos.




2 comentários:

  1. Rose, amiga, que bom que você acrescentou mais comentários sobre a Nivea e o Décio, que agora desenham, pintam e dão mais cores ao céu. Beijos
    Sonia Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir